Estar com-prometido


O que é estar com-prometido com algo ou com alguém? Bom, eu gosto de brincar com as palavras e é o que vou fazer agora...
Comprometido = prometido com algo ou com alguém.
Alguns prometidos podem ser combinados ou ajustados entre os “alguéns”. Outros prometidos podem ser feitos em formas de contrato, tal como é firmado nas relações de trabalho. Existe também o contrato assinado em algumas formas de relacionamento, como no casamento e, quando os “alguéns” envolvidos fazem questão disso.
Agora eu pergunto: de que adianta tanto prometido se o “alguém” não está realmente envolvido nos combinados ou firmamentos de contratos?
Não basta ajustar combinados ou assinar papéis para que se garanta o prometi-mento com algo ou alguém! Porque dessa forma o fim talvez possa ser o la-mento... Quantos casamentos terminam mesmo com os prometidos diante do altar? Quantos contratos de trabalho se desfazem mesmo com as carteiras assinadas?
Eu penso que estar comprometido não é ter a obrigação de cumprir alguma coisa, simplesmente pelo fato de ter que fazer. Para mim é muito mais que isso.
Comprometimento também envolve prazer e alegria compartilhada. E, quando alguma coisa é compartilhada, os “alguéns” envolvidos sabem que precisam partilhar planos, desejos, tempos, horários e, especialmente ceder o tanto necessário para que as necessidades de ambas as partes sejam respeitadas. O comprometimento é uma via de mão dupla, embora comece numa via de mão única – começa de maneira individual e pessoal. É preciso estar comprometido em primeiro lugar com a gente mesmo, com o que a gente deseja verdadeiramente, para depois compartilhar.
Bom, por enquanto eu só entendo uma forma de me comprometer: preciso desejar o “objeto” de compromisso e, querer o comprometimento ao invés de ter que me comprometer.
Aí sim, eu assino embaixo!



E você, vai continuar algemado com seus "prometidos com" mesmo sem prazer??? Eu não gostaria que alguém estivesse comprometido comigo apenas por gratidão...

Related Posts with Thumbnails
 
© 2007 Template feito por Templates para Você