Doenças - De Onde Elas Vêm?


Acredito que exista concordância absoluta quanto aos males que certas substâncias e hábitos de vida causam na saúde das pessoas.
Por exemplo, não é novidade para ninguém que o cigarro, o excesso de bebidas alcoólicas, o uso de drogas ilícitas - maconha, cocaína, etc - o sedentarismo, a alimentação desequilibrada e a redução do período de sono prejudicam diretamente o desempenho individual.
Mas, não se fala em prejuízo do desempenho interpessoal. Quero acrescentar os prejuízos quanto aos relacionamentos, pois é muito difícil conviver com uma pessoa irritada e estressada.
Portanto, vale a pena repensar sobre esses hábitos, refletindo sobre as conseqüências de seu uso. Quem sabe com uma alimentação mais saudável, com uma boa caminhada diária seja possível tornar os dias mais produtivos e energizados?
Talvez seja meio caminho andado...

Mas, e a outra metade do caminho? Será mesmo que cumprindo esta parte estaremos ilesos da doença?
Conheci pessoas que nunca fumaram, nunca beberam, faziam uma alimentação balanceada, sem ingestão de gorduras, faziam corridas diárias e, subitamente, adoeceram de úlcera, câncer ou aneurismas! De onde veio a doença destas pessoas?
Alguns médicos podem dizer que seja predisposição genética e isto é fato, é científico. Mas, deve haver também uma predisposição psicológica que ajude a desencadear o mal, a disparar a doença.

Vamos pensar juntos, fazendo uma analogia a uma arma de fogo. A arma está com munição, engatilhada, pronta para disparar. Falta apenas um motivo externo para haja o disparo.
Tomando com exemplo o câncer: existe uma predisposição genética (munição), um fato de vida depressivo ou frustrante (gatilho armado) e uma reação psicológica diante do fato real (motivo externo para o disparo). No entanto, o disparo pode não acontecer... O paciente pode reagir de maneira a bloquear o disparo ou pelo menos, minimizar os danos do mesmo.
E é aí que está a outra metade do caminho!
O paciente é co-responsável pela sua saúde. É ele quem contribui para o sucesso de seu tratamento e da sua cura. Quem quiser disparar o gatilho e viver doente, vai viver. Mas quem quiser viver saudável, tem uma oportunidade. A escolha é sua.

Tratamentos preventivos e curativos, vida física saudável são, sem dúvida, são importantes para a manutenção da saúde. Mas não garantem sua integridade física - psicológica.
Portanto, não contribua para adoecer, para padecer de males que só atrasarão sua vida e seu sucesso pessoal. Pense nisso e SEJA FELIZ!

0 ajudaram a juntar palavras:

Related Posts with Thumbnails
 
© 2007 Template feito por Templates para Você